Declarando IRPF com software livre

Escrevi há um bom tempo sobre o IRPF GUI, uma interface de usuário para editar arquivos XML para utilização do IRPF Livre, software mantido e distribuído por Alexandre Oliva.

Comecei a escrever o código utilizando Python. Mas como não sou proficiente na linguagem e outras mudanças exigiriam alterar o código em Java do IRPF Livre, o processo de desenvolvimento travou.

Então me veio a idéia de utilizar comandos que serviriam como um formato de entrada em simples texto para dar maior usabilidade comparada à edição de XML. Aproveitei a idéia e comecei a escrever em C. No entanto, ao invés de gerar como saída o XML que serviria de entrada ao IRPF Livre, decidi gerar o arquivo em formato DEC de uma vez. Este formato é o formato final utilizado para envio à Receita Federal.

Com a minha experiência anterior com o rnetclient, ajuda do código do IRPF Livre, um arquivo que descreve os campos de cada linha do arquivo DEC e um pouco mais de engenharia reversa, tive sucesso em emitir minhas declarações nos últimos dois anos.

Mas o programa ainda não é tão amigável quanto eu gostaria. Os comandos não são documentados, os erros nem sempre são muito claros, e alguns usuários ainda prefeririam uma interface de formulários.

Para mudar isso, adicionei ao código, recentemente, uma interface de linha de comandos e um comando de ajuda, além do código necessário para emitir melhores mensagens de erro. Agora, as mensagens de erro precisam ser escritas, assim como os textos de ajuda.

Outra idéia que tive foi a de criar um modo tutorial, já que a interface de linha de comando foi adicionada. De alguma maneira, tal modo tutorial poderia indicar pontos de melhoria no programa para permitir novas interfaces no futuro.

Assim como no caso do rnetclient, discussões sobre o desenvolvimento do declara são bem-vindas na lista software-impostos. Também estamos no canal #libreceita da Freenode.