No próximo sábado, dia 18 de Março de 2017, vou participar de uma oficina de Debian em gadgets, incluindo smartphones. Com esse post e outros por vir, gostaria de ajudar a preparar outras oficinas do tipo, e documentar algumas das atividades propostas e realizadas durante a oficina.

Você pode ver os demais posts aqui.

Para se preparar para a oficina, um aviso é muito importante: você pode perder seu aparelho e seus dados. Faça um backup dos seus dados antes de vir para a oficina. E caso opte por tentar alguns dos procedimentos descritos, esteja ciente dos riscos do seu aparelho não ligar mais, ou de você perder seus dados no processo.

Além disso, se possível, traga consigo um cabo USB de dados, um cartão SD compatível com seu aparelho, e um notebook com os seguintes pacotes instalados: abootimg, adb, fastboot, heimdall-flash. Traga o máximo que puder. Se for capaz de obter root em seu aparelho, melhor ainda.

Outros preparativos também são bem-vindos para algumas versões mais avançadas da oficina, o que vou tentar abordar durante a Mini Debconf Brasil 2017. Lembre-se de fazer a sua inscrição gratuita no site do evento. Ela é necessária para a entrada na UTFPR, local do evento.