IRPF Livre

Há anos somos impostos a utilizar software proprietário distribuído pela Receita Federal para fazermos e transmitirmos nossa declaração de imposto de renda.

Há alguns anos, o Alexandre Oliva tem distribuído uma versão livre que ele obteve através da descompilação de uma versão que a Receita distribuiu utilizando bibliotecas GPL, mas nunca incluiu o código fonte.

No entanto, o IRPF Livre não tem uma interface de usuário para editar os campos da declaração. Comecei um projeto, que ainda está em sua infância, para permitir essa composição.

No momento, o projeto, chamado IRPF-GUI faz a leitura de alguns dos elementos de alguns arquivos XML e permite escrever alguns desses campos. É necessário gerar um arquivo novo (ou importar uma declaração anterior) utilizando o IRPF Livre. Após isso, alguns campos podem ser alterados através da linha de comando.

O Eduardo Camponez já começou a escrever alguns patches, incluindo testes do código, e espero contribuições de outras pessoas.

O código é em Python, controlado com git, e pretendo utilizar a lista da fsfla.org de software-impostos para a colaboração entre os desenvolvedores. De preferência, novos patches devem ser enviados para a lista para revisão.

Em breve, escreverei também sobre a engenharia reversa do receitanet.